Horta e Jardinagem

Vegetais para Reaproveitar e Cultivar em Casa na Água ou Terra

A natureza é perfeita e podemos usá-la a nosso favor muitas vezes quando o assunto é vegetal e o cultivo deles. Muita da nossa alimentação natural pode ser reaproveitada continuando seu ciclo de vida em potes com água, num cultivo hidropônico ou na terra. Se cultivados na água é preciso trocar diariamente ou a cada dois dias em dias mais frios a água.

Hoje vamos dar várias dicas de vegetais que podem ser replantados após o consumo, como a cebola, o alho, a cebolinha, o alho poro, a rúcula e almeirão com raiz. Quem já não colocou um galho de cebolinha com raiz num copo de água e viu suas folhas ressurgirem verdinhas novamente?Confira abaixo algumas dicas sobre que vegetais podemos replantar, como cuidar e ter em casa folhas novas brotando para podermos saborear ou temperar receitas.

Vegetais que podemos replantar

Rúcula

Quando compramos rúcula com raiz, a dica é cortar as folhas deixando os talos acima da raiz, que podemos replantar na terra e colher novas folhas assim que brotarem novamente. Num simples vaso, jardineira ou até saco de cultivo podemos ter a hortaliça em casa ou apartamento.

vegetais-que-podemos-replantar-em-casa-na-água-ou-terra-almeirão

Almeirão com raiz

Assim como a rúcula, o almeirão com raiz pode ser reaproveitado se replantarmos a raiz com os talos. O vegetal pode ser replantado na terra ou mantido na água em lugar iluminado para dar novas folhas.

Alface romana

A alface romana faz parte dos vegetais que podem ser replantados após o uso das folhas, basta colocar os talos de onde saem as folhas num recipiente com água ou terra, deixar num lugar que recebam luz solar indireta e aguardar as folhas brotarem viçosas novamente.

Alecrim, Hortelã e Manjericão

Duas ervas aromáticas deliciosas, a hortelã e o manjericão podem dar novos brotos e continuar crescendo num copo ou outro recipiente com água. Quando comprar galhos de manjericão ou de hortelã, separe um ou dois ramos de cada um deles, coloque-os em copos com água e deixe-os num lugar com luz solar. A hortelã e o manjericão vão criar raiz e terão novas folhas. Estes galhos enraizados podem ser transferidos para um vaso com terá ou serem mantidos na água.

vegetais-que-podemos-replantar-em-casa-na-água-ou-terra

Alho

Colocar dentes de alho com brotos para cima vai nascer folhas verdes que podem ser usados como tempero. Plantar os dentes de alho na terra você vai ter novas cabeças de alho.

Cebola

Cortar as pontas com raiz da cebola e replantar na terra vai nascer em média três novas cebolas.

Cenoura

A ponta da cenoura na água faz brotar novas folhas ótimas para colcar em sopas, saladas e molhos.

Salsa e salsão

Colocar na água ou replantar a salsa e o salsão após o uso vai dar novas folhas. O galho de salsa deve estar com raiz e o salsão com bulbo.

Escreva sua dica ou dúvida sobre como reaproveitar os vegetais que usa na cozinha replantando-os e colhendo novamente.

Assuntos do Artigo:
  • queria plantar almerao na agua rezorve

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.