Saúde e Bem Estar

Varizes: Causa, Como Evitar, Cirurgia, Meias Elásticas e como Tratar

Varizes: Causa, Como Evitar

varizes-causas-tratamento-cuidados

As varizes são uma problema extremamente comum, especialmente entre as mulheres acima dos 50 anos. Embora o seu aparecimento pareça inexorável, existem métodos de prevenir ou retardar o seu aparecimento, o que torna necessário que se conheça a sua origem e as suas causas. Por isso nós preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre elas, confira: 

O que é e Causas das varizes

As varizes são dilatações das veias superficiais ou profundas que se tornam tortuosas e insuficiências na função de promover o retorno venoso sanguíneo. Elas são mais comuns nos membros inferiores e costumam causar sintomas como: dores nas pernas, inchado, sensação de queimação nos trajetos venosos e de pernas pesadas.

Elas possuem várias causas podendo ter origem numa predisposição genética que gere defeitos nas paredes ou válvulas dos vasos, fazendo com que haja um reflexo do sangue.

Podem também ser secundárias as infecções e tromboses ou mesmo as doenças sistêmicas. Alguns fatores como idade, obesidade, gestação, doença mio-osteo-articular, traumas e profissões que exigem longos períodos em posição ortostática (em pé) aumentam as chances de se desenvolver varizes em algum momento da vida. 

Como Evitar

É possível prevenir as varizes evitando ficar muito tempo em pé, realizando atividades físicas que fortalecam a musculatura dos membros inferiores, evitando o uso excessivo de saltos altos, usando meias elásticas de compressão leve a média e mantendo-se dentro da sua faixa de peso esperada. 

Tratamentos contra varizes

O tratamento das varizes inclui o uso de meias elásticas, curativos inelásticos (para aqueles que desenvolvem úlceras varicosas) e as famosas cirurgias. Existem alguns tipos de cirurgias para o problema, sendo que as mais famosas são a tradicional, na qual os vasos insuficientes são retirados num procedimento aberto.

Há ainda uma técnica a laser na qual é feita uma termoablação da safena através de radiofrequência, procedimento menos invasivo para quem tem medo de cortes. Para as microvarizes podem ser feitas microcirurgias e para as telangiectasias (varizes de até 2 mm) é feita escleroterapia, com injeção de uma substância que faz com que os vasinhos desapareçam. 

O que você achou das informações que nós separamos sobre essa doença e o seu tratamento? Elas te ajudaram? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.