Alimentação

Valor Nutricional do Repolho – Benefícios e Nutrientes, Como Usar na Dieta

Valor Nutricional do Repolho

O repolho verde também conhecido como branco ou o repolho roxo é um vegetal muito nutritivo, de custo baixo e que faz a diferença na mesa, alimento que podemos fazer em forma de saladas, refogado, em sanduíches ou lanches, com carne, na sopa ou com leite, o valor nutricional do repolho é reconhecido e recomendado por nutricionistas.

Muitos estudos afirmam que o repolho é muito usado como terapêutico, na medicina doméstica, ele é usado na alimentação ou em forma tópica sobre machucados, abscessos, em nevralgias e até para melhorar o crescimento dos cabelos.  Veja abaixo alguns dos benefícios e valor nutricional do repolho à saúde e seus nutrientes.

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Valor nutricional do repolho

Encontramos no repolho vitamina A, do complexo B, e C, minerais como o potássio, cálcio, fósforo, sódio, enxofre e ferro, fibra, proteínas e calorias. Cada 100 gramas de repolho encontramos 25 calorias. Ótimo para dietas, por ser pouco calórico e muito nutritivo, além de rico em fibras, o que dá saciedade e melhora o funcionamento intestinal diminuindo o inchaço abdominal.

Rico em antioxidantes, o valor nutricional do repolho favorece o combate dos radicais livres, ajudando evitar o envelhecimento precoce, na prevenção do câncer, de doenças do coração, melhorando ainda a resistência a doenças e infecções.

O repolho tem ação antiinflamatória, digestiva, expectorante e cicatrizante. Usado em forma de cataplasma em feridas ou as folhas em abscessos para expulsar secreção.

As folhas de repolho podem ser aplicadas em abscessos, hemorróidas, nevralgias, tumores, garganta em caso de afonia e sensações de dor na pele.

No tratamento da anemia e no caso de desnutrição o repolho é recomendado devido o ferro e vitamina C encontrados no vegetal.

valor-nutriciona-do-repolho-roxo-beneficios-e-vitaminasBeber água do repolho, suco ou suas folhas cozidas no vapor melhora inflamações, úlceras e doenças do estômago, hemorróidas, alcoolismo, reumatismo e gota.

Para combater queda de cabelo e favorecer o crescimento, a dica é aplicar duas vezes ao dia o suco do repolho, massageando o couro cabeludo.

A melhor forma de aproveitar o valor nutricional do repolho é comendo-o cru, em salada com limão. Ao cozinhar o repolho, faça no vapor ou refogue rapidamente, para que fique crocante, menos indigesto e com mais nutrientes.

Receitas com repolho verde ou branco e roxo

Salada de repolho verde com repolho roxo

Pique bem fininhas duas porções iguais de repolho roxo e repolho branco ou verde

Lavar se quiser retirar o cheiro acentuado do repolho

Tempere com cebola picada, azeite, sal, pimenta do reino e limão a gosto.

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Corte tiras de repolho, branco ou roxo

Coloque em um vidro com tampa, polvilhe bastante sal e aperte bem, deixando descansar por 5 dias.

Validade – 6 meses em vidro tampado.

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  • valor nutricional do repolho

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