Curiosidades

Usar Bucha de Banho É Higiênico? Cuidados de Higiene com Esponja ou Bucha Vegetal

Bucha de Banho É Higiênico?

O conselho de médicos dermartologista e infectologista é não usar bucha de banho, mas por quê? Muitas pessoas não abrem mão da bucha para tomar banho e acreditam que ela vai ajudar a retirar a sujeira da pele. A bucha ao contrário do que muita gente pensa, pode trazer contaminações por bactérias e fungos e causar até infecção em caso de ferimento na pele.

Tipos de bucha de banho

A bucha de banho pode ser bucha vegetal, proveniente de uma árvore (Luffa cylindrica), muito usada no banho. Pode ser também bucha ou esponja marinha, esponja sintética, esponja de nylon, de tecido, todas com a finalidade de ajudar na limpeza do corpo durante o banho.

A bucha vegetal é a mais usada para tomar banho, e como as demais esponjas ou buchas de banho pode trazer contaminações e precisa de um cuidado especial caso a pessoa faça questão de usar.

usar-esponja-bucha-de-banho-não-é-saudável-bucha-vegetal-

Bucha vegetal

Bucha de Banho É Higiênico?

A bucha de banho é um depósito de bactérias que se alimenta da matéria orgânica que saem da nossa pele durante o ato de esfregação ou limpeza. Usar a bucha dia após dia sem ter os cuidados necessários é lavar o corpo com a sujeira dos dias anteriores, espalhar ela pelo corpo com o perfume do sabonete escolhido.

Estudo publicado em 1994 no Jornal of Clinical Microbiology mostrou que em 24 horas uma bucha de banho pode cultivar mais de 12 tipos de bactérias.

Uma análise feita no Bem Estar, programa da Globo, mostrou que uma bucha de banho usado por mais de uma pessoa por 2 meses pode ter 8 milhões de bactérias e 200 milhões de fungos, o que a torna inviável ao uso.

A bucha de banho retira as células mortas da pele prendendo-as em suas fibras, que após o banho é alimento de bactérias que se multiplicam. A umidade faz com que os microrganismos se multipliquem.

Segundo médicos especialistas, a bucha de banho traz contaminações e retira a defesa da pele, por ser abrasiva e fibrosa. Nossa pele é renovada diariamente e as células mortas expelidas saem com facilidade, sem ser necessário esfregações, basta um banho com água e sabão e usar as mãos na lavagem.

Cuidados com a esponja ou bucha de banho

Para quem não abre mão da bucha de banho, é bom saber que a má conservação, o lugar onde ela fica leva a proliferação de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

A bucha ou esponja de banho deve ser de uso pessoal.

O correto é usar, lavar ou higienizar a bucha e depois secar.

Manter a bucha depois do uso em lugar seco e ventilado.

Não deixar a bucha no banheiro úmido.

Uso da bucha seca

A bucha totalmente seca e limpa pode ser usada para esfoliar a pele de leve, sem esfregar para não ferir e agredir a pele.

Quando seca e limpa a bucha pode ser saudável, melhorar a circulação sanguínea, ajudar hidratar a pele e até ajudar a combater a celulite.

Conclusão

O uso da bucha não é recomendável para o banho e caso prefira usar, tenha todos os cuidados citados acima.

Escreva seu comentário sobre mais esta matéria do site EssaseOutras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.