Remédios Caseiros

Urucum ou Colorau – Origem do Nome e Fruto, Nutrientes, Benefícios à Saúde, Contra-indicações

Urucum ou Colorau

Da família das Bixaceae, o urucum (Bixa orellana L.) também é conhecido como colorau, colorífico, urucu, açafroa, açafroa do Brasil, Açafrão da Terra, Açafrão do Brasil, falso açafrão, tem origem indígena, cujo nome u-ku significa vermelho e era usado para colorir cerâmicas, como repelente e protetor solar e para enfeitar a pele. O corante vermelho do urucum, conhecido como anato, é exportado para vários países.

A cor avermelhada é retirada das sementes, que se agrupam em uma cápsula espinhosa, o fruto. O urucum é uma árvore que pode alcançar em média 5 metros de altura, suas folhas são verde escuro com nervuras alto relevo e flores grandes cor de rosa. As folhas, as raízes e as sementes são usadas na medicina doméstica.

Além do seu largo uso na culinária para dar um tom avermelhado nas receitas, o urucum é usado como antiinflamatório, expectorante, combate febre, no tratamento do sarampo encubado, inflamação da garganta e da boca, afecções dos rins, como repelente de insetos e filtro solar.

fruto-e-sementes-do-urucum-vitaminas-e-benefícios

Composição e nutrientes do urucum

Nas sementes do colorau encontramos betacaroteno, vitaminas A e C, pigmentos, carotenóides, bixina e orelina, flavonóides, saponinas, óleo fixo, óleo essencial, óleos graxos saturados e insaturados, celulose, ácidos fenólicos e açúcares.

Modo de usar urucum como remédio

Raíz

A raíz do colorau é usada no chá feito a partir do fervimento da raiz na água (decocto) ou em forma de infusão, quando a raiz é mergulhada na água fervente e mantida tampada, sem ferver, na proporção de 10 a 15 gramas da raíz para 1 litro de água. Este chá feito da raíz é usado contra asma, coqueluche, gripes, tosses. O recomendado é beber de 1 a 3 xícaras das de chá ao dia.

 A tinta do colorau é usada como antídoto para veneno de mandioca (Ácido prússico).

Sementes

As sementes do urucum são usadas no chá fervido ou em infusão, sendo 10 a 15 gramas de sementes para 1 litro de água. Beber de 1 a 3 xícaras das de chá ao dia. Age como expectorante no tratamento de asma, tosse, coqueluche, emoliente.

As sementes do colorau também são recomendadas em afecções do coração como pericardite, cardite, endocardite, entre outras.

Folhas do urucum

As folhas secas são usadas em forma de chá, fervido por 2 minutos, sendo 30 gramas de folhas secas para 1 litro de água. Usar em forma de gargarejo, para inflamação da gargante e boca.

Contra-indicação do urucum

O urucum é contra-indicado em grande quantidade por diabéticos, por conter uma substância chamada bixina, que eleva o açúcar no sangue. Pessoas com problemas no fígado, grávidas e mulheres que amamentam também devem evitar o corante natural colorau. Pessoas com alergia ao corante podem ter choque anafilático.

Escreva seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • contra indicação a fruta orucu
  • contra indicaçoes do corsnte natural ou seja do articum
  • quais as contras indicaçoes do urucum

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.