Alimentação

Umbu ou Imbu – Fruto do Umbuzeiro, Nutrientes e Benefícios para a Saúde

Umbu ou Imbu – Fruto do Umbuzeiro

Fruto do umbuzeiro, o umbu ou imbu é uma fruta típica do sertão, da família das Anacardiáceas, fruta nativa e muito conhecida no nordeste do Brasil.

O umbuzeiro ou jique é uma árvore baixa e larga, que pode chegar até seis metros de altura é considerada uma árvore sagrada da caatinga que é saboreada in natura, suco, em forma de geleia, doces, conservas.

A árvore mantem-se viva no sertão, segurando a água nas suas raízes, um tipo de batata que mantém a umidade, soltando-a conforme a necessidade, o que a mantém viva apesar de ficarem sem as folhas na seca. As flores e frutas do umbuzeiro costumam chegar com a estação da chuva.

vitaminas-do-umbu-imbu-fruta-do-sertão-nordestino-benefícios-

Umbu ou imbu

Tudo é aproveitado no umbuzeiro, desde as folhas, raízes, e frutos, que alimentam humanos e animais.

Nutrientes do umbu

Fruto suculento de aroma adocicado, que nasce de novembro a abril verde e ganha cor amarelada ao amadurecer. O umbu tem casca de sabor ácido e é rico em fibras proteínas, vitamina A, do complexo B, C, polifenóis, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Cada 100 gramas de imbu temos 37 calorias.

Benefícios do umbu

Por ser nutritivo, rico em fibras e pouco calórico, o umbu é uma fruta indicada para dieta de emagrecimento, dando saciedade, melhorando o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço abdominal e controlando o apetite.

O umbu combate vermes, fortalece os ossos, fortalece o sistema imunológico, combate a anemia por ajudar na absorção do ferro graças o elevado teor de vitamina C.

A fruta do sertão combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce, doenças degenerativas, é antioxidante graças ao efeito de substâncias como os polifénois encontrados na fruta.

O umbu é considerado uma fruta que fornece energia, alimento indicado para crianças em desenvolvimento. A dica é saborear a fruta n natura para aproveitar o máximo de seus nutrientes e benefícios. Também pode ser consumida em forma de suco, sobremesas, na salada, usada para fazer bebidas, cachaça, licor, bolos, biscoitos, etc.

Além de nutrir e alimentar o imbu é fonte de renda para muitas pessoas no nordeste brasileiro e é símbolo de resistência da caatinga.

E você, conhece o imbu? Escreva seu comentário aqui no site EssaseOutras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.