Lição de casa

Padroado no Brasil Colônia: Atuação Religiosa, Inquisição e Jesuítas

.Padroado no Brasil Colônia: Atuação Religiosa, Inquisição e Jesuítas

Como você pode ver no post sobre a Colonização do Brasil: Capitanias, Escravidão e Monopólio do Açúcar, neste período a atuação da Igreja Católica era intensa no nosso país sendo que o trabalho dos Jesuítas foi determinante para a “domesticação” e defesa dos índios.

A lei determinava o Catolicismo como a religião oficial de Portugal e todos os que não seguissem a essa doutrina eram perseguidos pela Inquisição. Os vínculos entre o governo e o clero eram intensos e muitos religiosos participaram do processo de colonização num esforço que os unia aos representantes da Coroa portuguesa.

Esse acordo entre o papa e os Reinos de Portugal e Espanha recebeu o nome de Regime do Padroado. Nele a Igreja delegava aos monarcas destes reinos ibéricos a administração e organização da Igreja Católica em seus domínios. Existiam direitos e deveres previamente estabelecidos como você pode ver abaixo:

.

.

Desta forma o a Coroa administrava a colônia enquanto os religiosos ensinavam a obediência a Deus e no caso dos Jesuítas, tornavam os indígenas mais civilizados facilitando a dominação. Vale lembrar que os religiosos não eram a favor da escravização de índios bem como essa relação entre governo e clero não era sempre harmoniosa.

Houve conflitos entre padres e autoridades da Coroa como rebeliões, por exemplo. Ainda assim no Brasil Colonial a vivência religiosa era muito intensa e em todos os lugares era possível identificar traços da fé cristã. Alguns colonos resistiam ao Catolicismo e recorriam a religiões indígenas e africanas.

Isso obrigou a Igreja a enviar ao Brasil representantes do Tribunal da Inquisição que enviaram muitos dos acusados de “crimes contra a fé” para serem julgados em Portugal. Essa era a situação religiosa do Brasil no período colonial.

Escreva seu comentário sobre o texto Padroado no Brasil.

Assuntos do Artigo:
  • padroado
  • padroado no brasil
  • regime do padroado

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ju disse:

    oi, gostei muito do seu site. Gostaria de trocar umas informações. Me liga qualquer dia ok? bjs

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.