Meio Ambiente

O que são Baobás: Árvores Africanas Gigantes e Antigas cheias de Lendas

Baobás: Árvores Africanas Gigantes

Os Boabás são árvores nacionais da ilha de Madagascar, que podem ser encontradas em regiões tropicais áridas e semi-áridas, e tem uma aparência muito típica. Com uma copa desproporcionalmente pequena em relação ao tronco robusto que pode chegar até 20 metros, elas são tidas como árvores gigantes e muito muito antigas.

Além de chamarem a atenção pela aparência, essas árvores possuem uma incrível capacidade de armazenamento de água, o que permite a sua sobrevivência em regiões muito secas e no período de estiagem. Por incrível que pareça, uma única árvore pode armazenar até cem mil litros de água em seu tronco.

Pelo menos dois livros se usam dos baobás para ilustrar a sua história ou construir analogias, sendo eles "O Pequeno Príncipe" e "ZIM! Uma aventura no sul da África". Na obra infantil a árvore é citada numa analogia feita com tudo aquilo que queremos ou não que cresça dentro de nós, enquanto no livro de Vitor Gomes Pinto elas fazem parte da paisagem e são tratadas como um elemento natural de extrema importância não só para a flora local, como para a cultura e as crenças daquela população. 

E por falar em crenças, os baobás são tidos como símbolos da luta dos negros escravizados que foram enviados até o Brasil, havendo também uma lenda sobre a criação divina da árvore que, segundo a crença, teria sido colocada de cabeça para baixo por Deus passando a exibir as raízes ao invés da copa. 

Mas e você, o que achou do texto que nós preparamos sobre os Baobás? Você já tinha ouvido falar nessa árvore antes? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • lugares assombrados do brasil
  • a casa assombrada em manaus
  • baobas
  • de Funk e Decoração
  • o lugar mais assombrado do brasil
  • Os pudos mas bonitos e fofos do mundo
  • tendéncia da moda CROCHÊ infantil

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.