Turismo e Lazer

Museu Casa Guimarães Rosa: Tudo sobre, Atrações, Fotos e História

.Museu Casa Guimarães Rosa: Tudo sobre, Atrações, Fotos e História

.Basta conhecer um pouco mais o país em que vivemos para se apaixonar pela cultura e por tudo o que ele tem a oferecer. Conhecer melhor o Brasil é algo que todos deveriam fazer e neste post você entenderá por que. Nós falaremos um pouco do Museu Casa Guimarães Rosa, um dos maiores patrimônios da nossa cultura.

.Criado em 30 de março de 1974 o museu serve como um centro de referência à vida e à obra de Guimarães Rosa, médico, diplomata e um dos mais importantes escritores brasileiros. Como faleceu três dias após tomar posse da Academia Brasileira de Letras, sua casa se tornou um local a ser preservado.

.A residência localizada na Rua Padre João em Cordisburgo foi habitada por João Guimarães Rosa e seu pai, Floduardo Pinto Rosa durante toda a sua infância. O local também abrigava uma pequena venda, a venda do Fulô da qual a família tirava o seu sustento.

A construção de arquitetura modesta possui uma varanda lateral e paredes de adobe. Os vãos internos são todos em linha reta e os cunhais de madeira pintada. Para a criação do museu a casa passou por uma reforma e alguns ambientes foram reestruturados.

.O imóvel passou por vários donos até ser doado, em 1971 ao Iepha-MG. Hoje o local recebe visita de milhares de turistas que se rendem ao clima calmo da região e aproveitam para conhecer melhor a vida do famoso escritor. Em 2010 mais de 22 mil pessoas conheceram o local.

.Entre as atrações do local temos a Semana Roseana, período compreendido entre os meses de junho e julho nos quais são oferecidas oficinas, apresentações e oficinas das mais variadas. Todos os eventos visam homenagear e aprimorar os conhecimentos dos visitantes sobre Guimarães Rosa.

Há ainda um grupo de contadores de Estórias Miguilins que ajudam na formação de crianças e adolescentes de Cordisburgo e dos municípios vizinhos. O que não faltam são atividades para toda a família.

Confira endereço, site, e-mail e telefone do Museu Casa Guimarães Rosa para agendar visitas e demais informações:

Endereço: Avenida Pe João, 744 – Entorno de Belo Horizonte

Telefone: 31 3715-1425  –  Site: http://www.cultura.mg.gov.br

E-mail: museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br

Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 09h às 17h

Informações Adicionais:

– Grupos acima de 30 pessoas deverão fazer agendamento prévio por telefone ou e-mail.
– O Museu fechano carnaval, natal e reveillon

Escreva seu comentário sobre o Museu Casa Guimarães Rosa.

Assuntos do Artigo:
  • MUSEU GUIMARÃES ROSA
  • fotos de guimarães rosa
  • Museu Casa Guimarâes Rosa
  • Informações sobre Museu Casa de Guimarães

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. gilberto disse:

    como faço para marcar uma visita agendada?

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.