Alimentação

Mel Emagrece – Tudo Sobre Benefícios à Saúde e Beleza

Mel Emagrece – Tudo Sobre Benefícios à Saúde e Beleza

Um adoçante natural, sem química, exatamente como a abelha faz, o mel é um néctar poderoso, transparente e amarelado que traz muitos benefícios à saúde. Alimento probiótico feito a partir do néctar das flores colhido pelas abelhas, que sofrem transformações causadas por enzimas na boca das abelhas  e depois este produto modificado é depositado nos favos das colméias para chegarem ao ponto de mel.

tudo-sobre-benefícios-do-mel-1

Mel Emagrece

Quem diria, o mel emagrece, é menos calórico do que o açúcar. Quando adicionado na dieta diária, ajuda emagrecer. Por ser mais doce, ingerimos uma quantidade menor e evitamos o açúcar, considerado vilão à saúde e dieta para emagrecer. A cada 100 gramas de mel temos 300 calorias.

Para acelerar o metabolismo, levando a queima de gordura a dica é ingerir 1 colher de sopa de mel com 150 ml de água e suco de 1 limão pela manhã. A mesma receita pode ser usada em casos de infecções da garganta, atuando contra os causadores da infecção. O indicado é consumir uma colher de sopa de mel ao dia.

 Benefícios do mel à saúde

Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, sais minerais como o fósforo, magnésio, ferro, enxofre, selênio, zinco, cobre, potássio e cálcio. Tem em sua composição frutose, glucose, maltose e sacarose.

O mel tem poderes antifungicidas, antisépticas e antibacterianas, ajudando no tratamento de doenças respiratórias, da garganta, em sinusites e pneumonias. Ele atua na flora intestinal, atua também como expectorante e no combate da infecção urinária.

O açúcar do mel é absorvido rapidamente pelo nosso organismo, recuperando as energias. A frutose e a glucose tem lenta absorção.

benefícios-do-mel-à-saúde-hidratar-pele-

Mais beleza com mel

Usado em cosméticos no tratamento de beleza, é indicado para cuidar da pele e dos cabelos, atuando como um poderoso hidratante natural, formando um filme emoliente. Ótimo no combate de manchas da pele, manchas de queimaduras e de acne.

Na saúde e problemas respiratórios

Fonte de antioxidantes, que atuam no combate das células cancerígenas, ele tem substâncias que ajudam na prevenção do câncer de mama e de próstata. Com canela é indicado contra o câncer. Beber leite com mel e canela, além de atuar contra o câncer, melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia.

Os polifenóis combatem os radicais livres, atuam contra o envelhecimento precoce além do câncer. Ativa nosso sistema imunológico, protege o coração e melhora a digestão.

O mel é cicatrizante, sendo recomendado seu tópico em feridas, úlceras, infecções, inclusive em diabéticos com dificuldade de cicatrização. Em forma de xarope ou puro é benéfico em resfriados, tosses, bronquites e tuberculose. Ele atua também no controle da pressão artérial e é benéfico ao cérebro. Restaura o ânimo e atua contra o estresse, proporcionando a sensação de bem-estar.

Cuidados

Atenção, o mel não é indicado para crianças menores de um ano, por conter o bacilo que causa botulismo. Nesta fase o sistema imunológico da criança não está preparado para se defender. Pessoas com diabetes também devem evitá-lo, por causar picos de glicemia.

O néctar pode ser retirado de vários tipos de flores pelas abelhas, diversificando o sabor e cor do produto natural. Temos mel de flor de laranjeira, de flor de limão, flor de café, de eucalipto, de assa-peixe, cipó-uva, bracatinga e capixingui.

Você conhece mais algum tipo? Comente aqui no blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.