Animais

Maçarico: Conheça a Ave, suas Espécies e a sua Importância na Natureza

Maçarico

É o nome popular que denomina várias aves que pertencem a família Scolopacidae.

Espécie da ave

Existem várias espécies desta família, sendo as principais: Maçarico-de-costa-branca, Maçarico-de-bico-direito, Maçarico-de-bico-fino, Maçarico-real, Maçarico-do-campo, Maçarico-de-asa-branca e Maçarico-pernilongo.

tipos-de-maçarico-ave-

Risco de extinção

Uma das espécies que corre maior risco de extinção é o Maçarico-de-bico-fino (Numerius teruirostris). Estudos mostram que existem apenas 50 aves desta espécie em liberdade na natureza, sendo que nos últimos anos apenas três registros visuais foram confirmados.

Características da ave

De médio porte, a espécie pode chegar a 41 cm de comprimento e 88 cm de envergadura de asas e tem sua dieta composta de pequenos invertebrados, que ela consegue apanhar com o bico em zonas lamacentas.

O Maçarico é uma ave muito importante no ecossistema em que vive, e a preservação de sua espécie é crucial. Seus hábitos alimentares influenciam diretamente outros animais de sua cadeia alimentar.

          ave-em-extinção-maçarico-de-bico-fino

Uma outra característica muito importante da ave é sua capacidade de disseminar diferentes espécies de plantas por vários continentes, devido o fato de percorrer grandes distâncias e carregar sementes em suas fezes.

É, independente das espécies e ambiguações o Maçarico é muito mais importante e interessante do que muita gente imagina.

E vamos preservar o Maçarico-de-bico-fino!!!

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • maçarico ave
  • ave maçarico
  • Passaro maçarico
  • especie de pássaro suia

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. apareceu um igual a esse do desenho na minha casa tenho foto e video dele.

  2. Célia maia disse:

    Eu estou com um dentro de casa….ele é marrom com LISTRINHAS claras…estou tratando com arroz cozido….pão…agua…folha de alface….anda pela casa toda… Bem arisco.. Que faço com ele …

  3. Célia maia disse:

    Estou com pássaro parecido com o da foto…marrom carijó…. Estou tratando com arroz….pão…. Que eu posso fazer com ele anda pela casa toda…. É arrisco mais não sai da casa

    • Graci disse:

      Olá Célia Maia

      Acione o mais rápido possível a Polícia Militar Ambiental da sua região. Eles irão recolher e encaminhar a ave para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). O animal será recebido, onde será feita triagem, com identificação, tratamento se necessário, reabilitação e destinação da ave.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.