Saúde e Bem Estar

Linfoma de Hodgkin: Causa, Tipos, Sintomas, Tratamento e Cura

Linfoma de Hodgkin: Causa, Tipos

o que -é-linfoma-de-hodgkin-e-curaO Linfoma de Hodgkin é uma neoplasia maligna do tecido linfoide que acomete mais pessoas na terceira década de vida e após os 45 anos de idade. Ele é definido histopatologicamente pela presença de células de Reed-Sternberg, um linfócito B maligno que caracteriza a doença.

Os portadores da doença apresentam uma proliferação exagerada de linfócitos clonais, que se acumulam no sangue e em órgãos linfáticos como linfonodos, baço e medula óssea, ocupando o espaço das outras células do sangue. Essa linfoproliferação pode ou não ser sintomática, sendo que os sinais e sintomas mais comuns do Linfoma de Hodgkin são:

Sinais e Sintomas do Linfoma de Hodgkin

  • perda de peso (cerca de 10% do peso em 6 meses);
  • febre de Pel-Ebstein (uma febre intermitente, em intervalos variáveis de dias ou semanas, com duração de 1 a 2 semanas);
  • sudorese noturna;
  • prurido;
  • presença de massa mediastinal;
  • síndrome da veia cava superior (pletora, cianose, ingurgitamento das veias do tronco);
  • linfonodomegalia (linfonodos aumentados);
  • infecções recorrentes;

Como é feito o diagnóstico?

É possível diagnosticar o Linfoma de Hodgkin através da história clínica, exame físico, hemograma, biópsia do gânglio acometido e mielograma ou biópsia de medula óssea. Podem ser feitos ainda exames de imagem (tomografia computadorizada de pescoço, tórax, abdome e pelve), cintilografia e PET scan. Podem ser pedidos ainda dosagens de DHL, beta2 microglobulina e albumina sérica. É importante avaliar também a função hepática e renal, tanto para controle do tratamento, quanto para ver se houve infiltração desses órgãos.

Tratamento do Linfoma de Hodgkin

O tratamento pode ser feito com quimioterapia e ou radioterapia. O prognóstico costuma ser bom, embora dependa do estadio clínico, da presença de grandes massas, do tipo histológico, do VHS e da resposta ao tratamento. 

Mas e você, o que achou das informações que nós separamos sobre o Linfoma de Hodgkin? Ela te ajudou a entender melhor a doença? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • croche de xicara

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.