Alimentação

Farinha de Vinho – Estudo sobre Nutrientes, Benefícios e Como é Feita e Como Usar

Farinha de Vinho – Estudo sobre

Farinha de vinho é mais uma descoberta saudável, que pode nutrir nosso organismo protegendo-o além de reaproveitar os resíduos da uva usada para fazer o vinho. Pesquisa de estudiosos da Universidade Federal do Paraná criou a farinha feita de cascas e sementes de uva que tem sido a nova atração na dieta por ter muitos nutrientes e benefícios para a saúde, enriquecendo a alimentação humana.

Feita com a casca e sementes da uva, a farinha de vinho tem vários efeitos terapêuticos e é aliada na dieta para emagrecer, veja abaixo quais são as vitaminas e benefícios da farinha feita das cascas e sementes da uva para a saúde.

benefícios-e-nutrientes-da-farinha-de-vinho-

Preparo da farinha de vinho

Farinha de Vinho

Tudo começou com a pergunta, o que fazer com tanta casca e sementes de uva após fazer o vinho e o suco de uva? As uvas pretas usadas para fazer o vinho tinto são ricas em flavonóides, antioxidantes, vitaminas, fibras e substâncias que favorecem a saúde e o combate a doenças.

Nutrientes da farinha de vinho

Na uva temos vitaminas A, B¹ (Tiamina), B² (Riboflavina), B5 (Niacina), vitamina C, E, muita fibra, minerais como o potássio, fósforo, enxofre, magnésio, cálcio, ferro, sódio, silício e cloro. Os nutrientes da uva se concentram mais na casca e sementes, e com a uva não é diferente, o que enriquece muito mais a farinha de vinho, feita com as cascas e sementes da uva.

As uvas escuras têm grande concentração de substâncias saudáveis como flavonóides, catequinas, carotenos, polifenóis que protegem nossas células de doenças. O resveratrol é o mais citado, com ação antioxidante, anti-inflamatória, muito importante na saúde humana e a maior parte destas substâncias se concentram na casca.

Benefícios da farinha de uva

Nas sementes da uva se concentra a vitamina E, antioxidante que fortalece o coração, melhora a fertilidade, previne o envelhecimento precoce protegendo a pele dos sinais da idade.

benefícios-e-nutrientes-da-farinha-de-vinho-

Farinha de uva

O uso da farinha de vinho para diabéticos é recomendada, já que ela ajuda controlar os níveis do açúcar por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, ser pobre em frutose, além de todos os outros benefícios como seu poder diurético que ajuda proteger os rins, controlar o colesterol, protegendo o coração e  melhorando a circulação do sangue.

No tratamento e proteção contra anemia, a farinha de uva é indicada por ser rica em ferro e outros nutrientes.

A farinha de vinho ajuda proteger o coração, controlando a pressão arterial, melhorando a circulação, ajudando no controle do colesterol, do triglicérides, dos níveis de glicose do sangue.

Com ação anti-inflamatória, anticancerígena, ela ainda fortalece as vias urinárias e ajuda combater problemas gastrointestinais.

Como expectorante, a farinha de vinho ajuda no tratamento de tuberculose, bronquite e tosses. Ela tem também efeito terapêutico na proteção do fígado.

Farinha de vinho emagrece

Para emagrecer, a farinha de vinho é aliada, já que dá saciedade, favorece o trânsito intestinal, ajuda controlar o açúcar e a gordura no sangue. As fibras insolúveis da farinha de vinho limpam nosso organismo, varrendo o intestino de impurezas e as fibras solúveis aumentam o bolo fecal, absorvendo a gordura e açúcar, além de combater o inchaço abdominal.

A dica é acrescentar 1 colher das de sopa da farinha feita com cascas e sementes de uva em sucos detox e pouco calóricos nos intervalos das refeições.

Como usar a farinha de vinho

No preparo de doces, sobremesas, pães, bolos, massas, sucos, biscoitos e receitas variadas.

Escreva sua experiência ou dúvida sobre nossa matéria sobre a farinha de vinho.

Assuntos do Artigo:
  • imagens de casasassombradas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.