Saúde e Bem Estar

Disfagia: O que É, Doenças que Causam, Como Tratar a Dificuldade para Engolir

Disfagia – O que É, causas

causas-tratamento-exames-para-detectar-disfagia

O que é disfagia

A Disfagia é uma dificuldade para engolir alimentos líquidos ou sólidos, que pode vir acompanhada de engasgos, parada do bolo alimentar e peso retro esternal. Outros sintomas que costumam estar associados à disfagia são a regurgitação, odinofagia (dor ao engolir), halitose (mau hálito) e a perda de peso, tanto pela redução da ingesta alimentar ou pela presença de uma síndrome consumptiva.

A disfagia pode ser dividida em alta (orofaríngea) ou baixa (motora), sendo que cada uma tem características e causas distintas. Veja:

Disfagia Alta

  • distúrbio da deglutição
  • engasgo
  • parada do alimento na região cervical
  • Causas: alterações motoras, compressão extrínseca, neoplasias de cabeça e pescoço

Disfagia Baixa

  • regurgitação
  • coluna d’água (hábito de beber água após comer para ajudar a comida a “descer”)
  • parada de alimento da região retro esternal
  • Causas: estenose esofágica, esofagite eosinofílica e neoplasias.

Exames complementares

Os melhores exames para diagnóstico da disfagia são a Endoscopia digestiva alta (EDA) com cromoscopia com lugol, Esôfago-estômago-duodenografia (EED), manometria esofágica e videodeglutograma.

Com esses exames é possível confirmar a presença de distúrbio de deglutição e descobrir qual a sua etiologia, estando entre as possíveis causas: acalásia, esofagite eosinofílica, divertículo de Zenker, colagenoses, distúrbios neurológicos (AVC, Parkinson etc), entre outros.

Se você reconheceu algum dos sintomas descritos neste post, não deixe de procurar o seu médico e pedir uma avaliação completa com algum dos exames listados acima. As informações obtidas na internet ajudam a esclarecer, mas não devem substituir a opinião de um especialista.

Mas e você, o que achou das dicas que nós separamos sobre a Disfagia? Elas te ajudaram a entender melhor a doença? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • jogo da esmanfete

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.