Alimentação

Cúrcuma ou Açafrão – Nutrientes, Benefícios e Contra-indicações

 Cúrcuma ou Açafrão veja seus Nutrientes

Gengibre dourado, cúrcuma ou açafrão da terra, é assim que é conhecido o rizoma amarelo ouro que encontramos substâncias poderosas e benéficas à saúde. De origem asiática, a especiaria não deve ser confundida com o açafrão, outra especiaria caríssima, retirada do pistilo das flores de crocus sativus, usada na paella entre outras receitas.

rizoma-da-curucuma-ou-acafrao-da-terraO açafrão da terra ou cúrcuma tem sabor levemente amargo, dá cor e sabor no arroz, no frango e em outros pratos e é rico em substâncias antioxidante, antiinflamatórias e foi considerado um ótimo aliado da saúde humana. Suas folhas podem ser usadas na culinária como aromatizante e sua linda flor branca causa admiração pela beleza. Quando as folhas da cúrcuma amarelam, é sinal que está na hora de colher os rizomas dourados, que são desidratados e usado em forma de pó na culinária. Depois, tudo recomeça….

Benefícios da cúrcuma

A curcumina é uma substância encontrada na cúrcuma, que tem efeitos benéficos à saúde, entre eles sua ação antioxidante e inflamatória, além de seu poder contra o mosquito da dengue.

O tempero vindo da Índia se aclimatou bem no Brasil e a curcumina, o corante amarelo do rizoma de onde é feito o pó amarelo intenso é uma das substâncias com poder terapêutico.

curcuma

Pesquisas feitas nos laboratórios da UFG mostram grandes variedades de benefícios do açafrão da terra como antiinflamatório, cicatrizante, combate as células de melanoma, um câncer de pele muito agressivo e grave, afirma Marcella Carneiro bióloga da UFG. A curcumina aniquila o tumor e impede o crescimento das células cancerígenas.

Pesquisas da Esalq, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, campus da Universidade de São Paulo USP em Piracicaba mostrou que a cúrcuma tem ação antidepressiva e antioxidante.

A cúrcuma tem Vitaminas C, do complexo B, ferro, potássio e fósforo. Ela atua contra os efeitos cancerígenos da poluição, ele ajuda eliminar as toxinas e substâncias químicas que inalamos, é um aliado da população da grande metrópole, que sofre com a grande quantidade de poluentes no ar.

A cúrcuma tem ação anti-séptica, ajuda clarear os dentes e favorece cicatrização.

Combate os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce.

Na prevenção do câncer, o açafrão da terra é indicado.

beneficios-do-acafrao-da-terra-curcuma-vitaminas

Ajuda emagrecer por acelerar o metabolismo.

Age no controle da glicemia no sangue. A cúrcuma previne ainda as complicações da diabetes. Combate a hipertensão. Melhora a digestão, ajuda controlar o colesterol e o triglicerídeos.

Melhora a resistência a doenças por ser ótimo para aumentar a imunidade. Evita a trombose e artérias e veias entupidas.

Ingrediente de cosméticos, do rizoma dourado é retirado o óleo-resina e colocado em cosméticos. Em remédios caseiros para a pele o açafrão da terra é indicado. Ela combate acne, manchas, cicatrizes da pele, ajuda controlar a oleosidade e limpa a pele de bactérias e impurezas.

O pó de cúrcuma ajuda clarear estrias, marcas de queimaduras, cicatrização de alergias, ferimentos, psoríase e erupções da pele.

O açafrão da terra tem ação detox nos órgãos como o fígado. A cúrcuma diminui a formação da gordura subcutânea e visceral pela sua ação antiadipogênica, termogênica e antiinflamatória.

Melhora a digestão, ajuda controlar o colesterol e o triglicerídeos.

Uma dica é mistura o açafrão da terra com pimenta do reino, o que aumenta muito seu efeito benéfico.

Contra-indicação do açafrão ou cúrcuma

O açafrão só terá contra-indicação em caso de excessos, podendo causar:

Alergia, coceiras, afecções e distúrbios gastrointestinais, hipoglicemia, pressão baixa, diarreia, má absorção de ferro, aumento do fluxo menstrual, dor de vesícula, interferência em medicação como antiinflamatório, anticoagulante.

Grávidas podem ter contração.

Escreva seu comentário sobre os benefícios da cúrcuma.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. jacira santos disse:

    quero saber se o açafrão tem alguma contra-indicação? 

    • Graci disse:

      Olá Jacira

      O açafrão só terá contra-indicação em caso de excessos, podendo causar:

      Alergia, coceiras, afecções e distúrbios gastrointestinais, hipoglicemia, pressão baixa, diarreia, má absorção de ferro, aumento do fluxo menstrual, dor de vesícula, interferência em medicação como antiinflamatório, anticoagulante.

      Grávidas podem ter contrações.

  2. Marcello disse:

    Bom dia 

    tevi infarto a 3 meses, foi implantado 1stent e estou tomando vários remédios, AAS, clopidrogel, enalapril e dicoprolol…. o consumo de açafrão tem alguma interação maléfica 

  3. Anna Fontoura disse:

    Tomei açafrão e surgiu herpes. Eu tenho herpes há anos. Me informaram que o açafrão tem arginina e que por isso ativa o vírus. Estou querendo tomar o Chá de Canela de Velho porque disseram que é ótimo pra dores como artrose, artrite, bursite que é o meu caso, mas estou com receio de conter Arginina. O senhor podia me esclarecer?

  4. Tem um mês que Estou usando a cúrcuma, tenho 72 anos, não tomo remédio nenhum, faço caminhada todos os dias, após usar a cúrcuma, não estou conseguindo fazer a minha caminhada diária,sinto muitas dores nas duas pernas, mais precisamente nas batatas das pernas. Aguardo uma resposta. Obrigado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.