Educação Musical

Compasso Musical, Barra de Compasso, Final e de Repetição– Dicas de Teoria da Música Online

O que é Compasso Musical

Compasso musical é o que delimita trechos musicais determinando a duração ou valor das notas ou figuras musicais e do ritmo de forma regular. Este tempo pode equivaler a som ou silêncio.

Esta regularidade ou série de tempos pode ser um compasso unário, (um tempo), compasso binário (dois tempos), ternário (três tempos), quaternário (quatro tempos), quinário (cinco tempos), seís (seis tempos), setenário (sete tempos), octonário (oito tempos), nonário (nove tempos), decenário(dez tempos), etc.

compasso-musical-e-barra-de-compasso--

Barra de compasso

 Os compassos são separados por uma linha vertical que atravessa as cincos linhas e quatro espaços do pentagrama, sem exceder ou faltar. Esta linha é chamada de barra de compasso, barras simples ou travessão. O compasso é portante o espaço entre duas barras, com excessão do primeiro compasso.compasso-musical-teoria-da-música-onlineAo escrever uma partitura musical para vozes, para piano ou para um grupo de instrumentos musicais, a barra de compasso é usada nos dois pentagramas, antes da chave que une a pauta e depois da fórmula de compasso.

No final de cada música temos a barra dupla ou barra final, sendo a segunda barra mais grossa.

barra-dupla-funções

A barra dupla comum, com duas linhas finas são usadas para indicar o final de um trecho ou parte musical, dividir um período, ao mudar de compasso, de andamento ou na mudança de tom, sem função de barra de compasso, a não ser quando para finalizar um trecho  ou período musical com compasso completo.

compasso-musical-barra-de-repetição-retornelloA barra na música pode ainda representar repetição de um trecho musical, é a barra de repetição conhecida como ritornello, onde se deve repetir o trecho musical entre elas.

VEJA TAMBÉM FÓRMULA DE COMPASSO – COMPASSO SIMPLES E COMPOSTO

Escreva sua dúvida ou comentário sobre a aula de compasso musica e barra de compasso do blog Essas e Outras.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Edna disse:

    amei esses estudos! Obrigada!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.