Horta e Jardinagem

Como Plantar Alcachofra – Dicas de Cultivo, Benefícios e Nutrientes

Como Plantar Alcachofra

Rica em nutrientes, saudável e saborosa, a alcachofra (Cynara scolymus) é um vegetal de origem mediterrânea que se aclimatou no Brasil.

Planta perene, da família das Compostas, que se renova a cada ano após a colheita, quando a parte aérea seca e nascem novos brotos após o inverno. Cultivada no sudeste do Brasil, plantar alcachofra é simples e a cada ano um pé pode dar até oito flores ou alcachofras.

plantar-alcachofra-vitaminas-calorias

Como Plantar Alcachofra – Dicas de cultivo

A época ideal para plantar alcachofra é de março a maio, e pode ser por semente ou muda. O mais recomendado é plantar a muda da alcachofra para manter as características da planta mãe, que vai produzir em média por dez anos.

As mudas da alcachofra podem ser retiradas quando a planta rebrota, onde deve-se deixar o broto maior para dar flor e os menores para fazer muda.

O clima ideal para cultivar alcachofra é o clima frio e seco.

As mudas devem ser plantadas no espaçamento de 0,60×0,50 cm.

A alcachofra precisa de solo argilo arenoso bem adubado e com boa drenagem. A adubação deve ser feita mensalmente com cobertura após o plantio.

Planta rústica, resistente à pragas, podendo ser atacada por caramujos, lesmas, percevejos.

A rega deve ser feita assim que necessário para manter a terra úmida sem encharcar.

A alcachofra precisa de luz solar direta e a floração precisa do frio do inverno, época em que a planta se desenvolve melhor.

A flor da alcachofra pode ser verde ou roxa. Para a comercialização da alcachofra, é preciso encapar a flor para manter sua cor e qualidade.

flor-plantar-alcachofra-cultivo

A flor deve ser colhida antes de abrir, onde se consome as folhas e coração da alcachofra, bem valorizada comercialmente, podendo ser vendida em conserva. A flor da alcachofra aberta é de coloração arroxeada.

As primeiras colheitas, das primeiras flores de cada pé dão alcachofras maiores, já as que nascem depois são menores e chegam ao mercado nos meses de novembro e dezembro.

plantar-alcachofra-dicas-cultivo-foto-flor-

A colheita da alcachofra acontece a partir de agosto e pode se estender até dezembro.

Nutrientes da alcachofra

Rica em nutrientes, a alcachofra tem Vitamina A, do complexo B, C, proteína, minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, ferro, cloro, enxofre e magnésio, além de fibras, pectina, inulina, carboidratos e baixa caloria.

Benefícios da alcachofra

Expectorante, suas folhas são indicadas para o preparo de xaropes contra asma, bronquite e tosses.

Anti-inflamatória, com os talos e flores podemos fazer chás para tratar inflamações gerais, das vias urinárias, reumatismo.

Com ação diurética, desintoxicante, no combate da anemia, raquitismo, debilidade geral, tratar hipertensão, infermidades do fígado, hemorróidas.

A alcachofra protege os ossos, fortalece os cabelos, a pele, é digestiva, combate o colesterol e afecções do fígado, previne o câncer, tem ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce, doenças crônicas e degenerativas.

Plantar alcachofra é uma forma de poder colher lindas flores e saborear cada uma delas cozidas e temperadas, como ingrediente de massas, omeletes pizzas, à milanesa, recheada, sempre muito saborosa e nutritiva, indicada para dietas para emagrecer por ser pouco calórica.

Escreva seu comentário, dúvida e dica sobre como plantar alcachofra.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.