Horta e Jardinagem

Como Cultivar Violetas – Dicas de rega, como Plantar, cuidados

Como Cultivar Violetas – Dicas de cuidados

violetas-roxas-Quem não conviveu com as violetas da vovó quando criança e viu ela replantando folhinhas para refazer novas mudas não sabe o que perdeu.

Quando criança, na casa da minha avó, via florescer lindas violetas de cores variadas e cachos lindos, um espetáculo da natureza.

Fui pesquisar sobre como cultivar violetas africanas e descobri que não é difícil, mas se insistir e com um pouco de paciência e amor por plantas, Você terá estas belezas em casa. Confira abaixo tudo sobre como cultivar violetas.

Como cultivar violetas

Planta que chega de 15 a 20 cm de altura e têm raízes que não se aprofundam muito, as violetas ficam bem em vasos pequenos, sendo os vasos de barro os mais indicados para o cultivo da flor, já que elas não se adaptam com o excesso de umidade.

As violetas vão bem dentro de casa e se ficarem num lugar iluminado, com luz indireta vão florir o ano todo.

Parapeitos internos de janelas, treliças, ou lugares onde tenha luz indireta, as violetas vão ficar lindas e viçosas. Se pegar luz direta, ou seja, sol nas folhas, elas vão ficar enfraquecidas e amareladas, se faltar luz,  a violeta não vai florescer.

As cores das violetas são muitas, que vão desde o branco, vários tons de rosa e azuis ou arroxeadas, mescladas, lisas e bicolor. As flores podem ser lisas ou crespas, como as da foto abaixo. O cultivo delas exige lugares de temperatura amenas, não de muito calor e nem muito frio.

As regas devem ser a cada dois dias, com água em temperatura ambiente, deixando-as úmidas sem encharcar. O excesso de água é prejudicial para as violetas, evite molhar as folhas que podem manchar.

como-cultivar-violetas-fotos-violeta-branca

Escolha vasos de barro, que absorvem melhor a água nas regas, evite água em pratinhos, para que não apodreçam e para evitar a dengue. Plante-as em substratos rico em matéria orgânica, com boa ventilação ou seja, bem drenado ou arejado. Adubar com adubo próprio para violetas, seguindo as orientação do fabricante, em média a cada quinze dias.

Como fazer mudas de violetas

Para fazer mudas de violetas, uma dica é plantar a folha superficialmente no substrato, molhar e aguardar de seis a oito semanas ela soltar novos brotinhos e formar uma nova planta.

A cada ano é recomendado replantar as violetas, quando o caule estiver alto e sem folhas embaixo, removendo os brotos laterais deixando somente o centro e a metade inferior da raiz.

Use adubo somente quando a violeta estiver firme ou seja quando a plantinha já pegou bem.

Escreva seu comentário sobre como cultivar violetas.

Assuntos do Artigo:
  • como cultivar violetas
  • como cultivar violetas dentro de casa
  • como cuidar de violeta em casa
  • como cuidar de violetas dentro de casa
  • como cuidar das violetas en casa
  • cultivo de violetas em vasos
  • como regar violeta em vaso de barro

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. SOELENE M J PAYE disse:

    ESTOU TENTANDO CULTIVAR VIOLETAS EM CASA. ESTÃO APARECENDO MUITOS MOSQUITINHOS QUE FICAM DEBAIXO DAS FOLHAS E EM VOLTA DAS MESMAS. É ALGUMA PRAGA? COMO FAÇO PARA COMBATE-LOS?

    • Graci disse:

      Olá Soelene

      A dica é verificar o foco dos mosquitinhos e limpar o local.

      Coloque areia no prato se tiver. Borra de café também repele os mosquitos.

      O chá de fumo de corda combate os mosquitos e outras pragas nas plantas.

      Retire folhas secas e se necessário troque a terra da violeta.

      Espero ter ajudado

      Volte sempre

       

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.