Horta e Jardinagem

Como Cultivar Brotos em Casa na Água, Terra ou Ar Germinar Grãos

Os alimentos vivos são ricos em energia e muito saudáveis, o melhor é que podemos cultivar brotos em casa. Antes dos brotos precisamos germinar os grãos e aí sim cultivá-los chegando aos brotos. Este cultivo pode ser feito com terra, com água ou pelo ar, o mais fácil e mais usado.

É preciso ficar atento ao cultivar brotos com a higiene, evitando contaminações com fungos, bolor, apodrecimento e fermentação, a melhor maneira é lavar bem os grãos durante a germinação e colher na época certa. Confira abaixo como cultivar brotos em casa, desde a germinação e colheita.

como-cultivar-brotos-em-casa-na-terra-água-ar-pap

Como cultivar brotos em casa

Como germinar os grãos

A germinação dos grãos pode ser feita pelo ar, na água ou na terra.

Para germinar os grãos no ar, a dica é deixar de molho por 8 horas os grãos escolhidos, num pote de vidro ou de plástico coberto com tule ou filó e preso com elástico ou barbante. Escorrer a água após 8 horas, lavar bem os grãos, trocando várias vezes a água, em seguida fechar novamente  vidro com o filó e o elástico e deixar o vidro com a boca para baixo, numa inclinação de + ou – 90° para eliminar a umidade e  germinar. Assim que germinar, a dica é usar os grãos em receitas ou deixar criar brotos de 10 a 15 cm para consumo.

Após a germinação, se não consumidos e continuar no recipiente, a maioria das culturas vão criar brotos, que podem ser usados em sucos, e receitas em geral.

Como cultivar brotos na água

Deixar de molho os grãos escolhidos para germinar ou despertar. Os grãos ou sementes devem estar de preferência com a casca ou germe.

Lave bem as sementes ou grãos, cubra com água, tampe o recipiente com tule preso com elástico e deixe-os de 8 a 48 horas conforme o tipo, para amaciar, germinar e criar brotos, lavando diariamente uma vez em dias frios e duas vezes em dias quentes.

Como cultivar brotos na terra

Após germinar os grãos como foi explicado acima, fure uma bandeja ou recipiente de vidro ou plástico, espalhe dois dedos de terra, coloque por cima os grãos germinados e cobrir com uma camada fina de terra. Regar e deixar à sobra até brotar, em seguida colocar a bandeja no sol para termos a clorofila das folhinhas, ou seja, fiquem verdes. Manter a terra úmida sem encharcar e quando atingir  altura de 10 a 15 cm ou duas folhas conforme a espécie, é hora de colher as folhas verdes e usar em receitas de sucos detox, saladas, sopas, no arroz. A dica é usar os brotos e grãos germinados crus para melhor aproveitar seus nutrientes.

Os brotos tipo graminhas podem ser colhidos em três vezes, deixando 1/3 na parte de baixo para continuar crescendo. Os brotos com folhas devem ser colhidos 1 vez somente e assim que tiver duas folhinhas. Deixar por mais tempo diminui o aproveitamento da vitalidade e dos nutrientes da planta. Consumir logo após a colheita para evitar contaminação.

Brotos em bandeja com água

Para cultivar brotos em bandeja, a dica é deixar os grãos já lavados, de molho de 8 a 24 horas para amaciar e germinar.

Escorrer a água, lavar em água corrente várias vezes para eliminar possíveis toxinas e peneirar.

Em uma bandeja com pequenos furos no fundo, espalhe um tecido de algodão e umedeça-o com água.

Espalhar os grãos que ficaram de molho, cobrir com tule e fechar com elásticos. Deixar descansar com luz solar indireta e regar 1 vez ao dia. Com 7 dias é possível colher os brotos.

Grãos para água, ar e terra

Os grãos ou sementes indicados para terra são – feijão azuki, lentilha, linhaça, trigo, alpiste, alfafa, painço, ervilha, pipoca.

Para ar são – amendoim cru, gergelim, linhaça, ervilha, grão de bico, feijão azuki, painço, senha, girassol com casca.

Grão para cultivar na água – coco, amêndoas, castanhas, avelã, aveia, lentilha, ervilha, girassol.

No caso de cultivar brotos na terra, reutilizar a terra para compostagem com os grãos que ficaram após colher os brotos é uma dica de renovar a terra do plantio. A dica é colher os brotos, colocar a terra com o que sobrou do cultivo em uma lata ou balde com furos, tampar e deixar que se decomponha, ficando novamente uma terra fértil e renovada para novo plantio.

E você, o que tem a dizer sobre como cultivar brotos? Comente ou tire suas dúvidas aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • plantar grão de bico em vaso

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.