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Chás Calmantes – Ervas para Melhorar o Sono e Irritação

Tudo sobre os Chás Calmantes, veja Ervas para Melhorar o Sono e Irritação.

Tomar chá para acalmar é uma dica que recebemos desde os tempos das nossas avós, mas é importante saber que muitos dos chás são estimulantes e tem efeitos contrários podendo agitar ao invés de acalmar. Normalmente os chás estimulantes contêm substâncias como cafeína que aceleram o metabolismo, sendo importante conhecer os chás calmantes evitando ação contrária do que esperamos. Os chás estimulantes devem ser evitados por pessoas com pressão alta, hipertireoidismo, problemas de coração, diabetes.

Temos vários tipos de chás calmantes e seus efeitos são ótimos, rápidos e eficientes, melhorando o sono, devolvendo a calma, diminuindo a irritabilidade e até a ansiedade. A dica é fazer um teste com chás calmantes antes de decidir por calmantes fortes para dormir ou enfrentar situação estressante que pode levar até a dependência além de outras contra-indicações.

Chás calmantes

O estresse do dia a dia pode levar a perda de sono, nervosismo e problemas de saúde. A dica é optar pelos chás calmantes, que testados e aprovados acalmam, tranqüilizam de forma saudável. Além de tranqüilizar eles diminuem a compulsão por comida, tão comum para quem está ansioso ou estressado, o que representa menos peso! Confira qual dos chás calmantes é o mais indicado para você.

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Chá de erva-cidreira ou Melissa

Calmante natural, a erva cidreira ou melissa é uma planta de sabor agradável que em forma de chá atua beneficamente no nosso organismo, além de ser um dos chás calmantes, ele é antiinflamatório, melhora a circulação sanguínea, cólicas, combate insônia, é expectorante, enfim, muitos outros benefícios à saúde sem agredir nosso organismo com ação química.

A dica é colocar 4 colheres de sopa da erva seca  ou fresca em 1 litro de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos. Beba de 3 a 4 xícaras das de chá de melissa ou erva-cidreira ao dia.

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Chá de Camomila

O chá de camomila é sedativo e calmante, além de antiinflamatório, combate cólicas menstruais e é usado ainda como cosmético para acalmar a pele e clarear os cabelos além de outros efeito terapêuticos. A dose para o chá é 1 sachê da erva para 1 xícara das de chá de água ou 4 colheres de sopa da erva para 1 litro de água fervente. Beba de 3 a 4 xícara das de chá ao dia.

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Chá de capim santo

O capim santo, capim limão, capim cidreira como é conhecido é uma erva de folhas ficas e compridas considerado como um dos chás calmantes, combatendo insônia, irritação, depressão, ansiedade. Faça um chá com um sachê da erva para 1 xícara das de chá de água ou 1/2 litro para 10 folhas da erva fresca.

Estes chás calmantes citados acima são ótimos aliados para combater o estresse e melhorar o sono. Chá de folhas ou cascas de frutas como maracujá, maçã ou hortaliças como o alface ajudam melhorar o sono e acalmar.

Chás estimulantes

Evite os chás de gengibre, chá verde, chá mate, canela, cravo,  guaraná, ginseng que são ervas estimulantes.

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Assuntos do Artigo:
  • tipos de ervas para chá

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