Alimentação

Benefícios e Vitaminas dos Cogumelos – Tipos Mais Comuns de Fungos Comestíveis

Benefícios e Vitaminas dos Cogumelos

Os cogumelos são fungos do bem, são macro fungos que podem ser vistos a olho nu, ricos em nutrientes e benefícios para a saúde. São muitos os tipos de cogumelos e seus efeitos terapêuticos notáveis, dignos de estudos que comprovam como eles podem ser aliados da saúde humana. As vitaminas dos cogumelos podem variar conforme o tipo, e seus nutrientes substituem a carne na dieta por serem ricos em proteínas.

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Tipos de cogumelos mais comuns

Os tipos de cogumelos mais comuns são os shimejis branco e preto, o shitaki, o cogumelo paris ou champignon, o portobello, os cogumelos secos ou funghi secchi. Aliados em dietas para emagrecer e dietas saudáveis, as vitaminas dos cogumelos favorecem a boa saúde com baixa caloria, já que são pouco calóricos, quase que livres de gorduras e muito saudáveis. Confira os tipos mais comuns de cogumelos, seus nutrientes e benefícios para nossa saúde e como eles podem nos ajudar no combate de doenças.

Tipos de cogumelos

Os cogumelos mais comuns na alimentação são os cogumelos Paris ou champignon, shimeji preto e branco, Portobello, shitake e os funghi secchi.

Vitaminas dos Cogumelos

O shimeji preto e branco é o cogumelo em buquês, ricos em vitaminas do complexo B e D, fibras, proteínas, minerais como o fósforo, magnésio, pouco calórico, ricos em proteínas e lovastatina.

O cogumelo Paris ou champignon é rico em fibras, betaglucanas, vitamina do complexo B, proteínas, pouco calórico e pobre em gordura.

O shitake é rico em vitamina B, proteínas, fibras, pouco calórico e gorduroso, cada 100 gramas de cogumelo shitake têm 35 calorias.

Cogumelo portobello é pouco calórico, a cada 100 gramas tem 22 calorias, tem vitamina do complexo B, proteínas e fibras.

Funghi secchi são os cogumelos secos ou desidratados, ricos em potássio, cálcio, ferro, vitamina do complexo B e C, fibras, proteínas, pobre em gordura e a cada 100 gramas de cogumelo temos 284 calorias.

Benefícios do cogumelo

Rico em proteínas, esgoterol, vitamina do complexo B, D, muita fibra, pouco calórico, os cogumelos melhoram o sistema imunológico, previnem doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol, melhoram o trânsito intestinal, previnem o envelhecimento precoce e a osteoporose.

Estudos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná mostrou que os nutrientes e vitaminas do cogumelo fortalecem o sistema imunológico, combate células do câncer, previnem infarto e AVC, os efeitos do tratamento contra o câncer.

No Mushrooms and Health 2014 Clinical and Nutritional, afirmam que estudos australianos indicam que a betaglucanas encontrada no cogumelo se une as moléculas de gorduras eliminando-as pelas fezes, o que representa menos colesterol no sangue.

Para quem faz dieta para emagrecimento o cogumelo é um aliado, já que é rico em fibras, pouco calórico, pobre em gordura e dá saciedade.

O cogumelo é um alimento funcional que deve estar com mais frequência na nossa mesa e cardápio.

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