Alimentação

Benefícios da Semente de Jaca para Saúde – Como Cozinhar e Receitas de Creme para Pele

Benefícios da Semente de Jaca para Saúde

Comer a polpa e deixar as sementes da jaca sempre foi um ato duvidoso, lindas, brilhantes e graúdas, será que as sementes da jaca podem ser saboreadas? Nestas sementes tão  bonitas e carnudas deve ter algum nutrientes e efeito benéfico à saúde. Após algumas pesquisas, descobri que as sementes da jaca são nutritivas, comestíveis e são usadas como comésticos no combate de rugas e para hidaratar a pele. Veja abaixo como aproveitar as sementes da jaca como alimento e no cuidado da pele.

Que beleza, descobrimos que as sementes de jaca podem ser ótimas para a saúde, que ao invés de jogar elas no lixo, podemos economizar e ganhar nutrientes aproveitando os caroços ou sementes de jaca em receitas deliciosas como ensopados, bolo com sementes de jaca, assadas ou cozidas, as sementes da fruta são saborosas, ricas em nutrientes, mais do que a polpa da jaca e podem ser usadas ainda no tratamento de beleza.

nutrientes-e-benefícios-da-semente-de-jaca-para-saúde-receitas

Nutrientes das sementes da jaca

Vitamina A, vitaminas do complexo B e C, minerais como cálcio, ferro, fósforo em maior quantidade e também iodo, cobre, potássio e sódio, proteínas e fibras.

Benefícios das sementes da jaca

Rica em proteínas, as sementes da jaca ajudam na construção muscular, dos tecidos, dos ligamentos, na formação e fortalecimento dos ossos. As proteínas agem também no sistema imunológico, defendendo nosso corpo de doenças como o câncer e infecções.

Ótima para melhorar a circulação sanguínea.

As sementes de jaca secas moídas ajudam na digestão.

Passar nos cabelos uma mistura de pó da semente de jaca com água faz crescer cabelo, pela melhora da vascularização no couro cabeludo.

Como laxante, a dica é comer sementes de jaca para melhorar o trânsito intestinal.

Como cozinhar as sementes de jaca

A maioria das receitas com as sementes da jaca são usadas cozidas. A dica é cozinhar no vapor ou em água por 20 minutos. Retirar a casca de cima e usar na culinária.

Outra forma de preparar as sementes são assadas e comer como petisco ou em receitas.

Como fazer farinha de sementes de jaca

Para fazer farinha de sementes de jaca a dica é lavar bem as sementes, secar e levar ao forno baixo por mais ou menos 40 minutos ou até ficar bem seco os caroços sem queimar.
Bater no liquidificador ou triturador até ficar um pó fino.
Usar pequenas porções em farofas, bolos, pães, etc.

Efeitos da semente da jaca na pele

Como Hidratante – colocar as sementes de jaca de molho no leite e mel por + ou – 2 horas, moer e passar a pasta na pele para hidratar.

Para tratar rugas – deixar as sementes de jaca de molho no leite por + ou – 2 horas, triturar bem e passar este creme natural nas rugas.

Para tratar manchas da pele – bater 1 semente de jaca com 1 xícara das de chá de água de arroz, misturar bem e coar em seguida. Fazer compressas duas vezes ao dia.

Receitas com semente de jaca

Como alimentos, as sementes de jaca são feculentas, formada por uma massa de amido rica em nutrientes e podem ser aproveitadas  em receitas culinárias, veja abaixo dicas de receitas com sementes de jaca.

Ensopado com carnes, legumes, em forma de purê, Bolo de sementes de jaca, para substituir a batata, como Muqueca com sementes de jaca, refogado de carne para lanche, como recheio de coxinha, estas são algumas dicas de como usar as sementes da jaca na culinária saudável e funcional.

E você, já comeu as sementes ou caroços de jaca? Escreva sua dica e comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • beneficio da semente de jaca
  • beneficios do caroço da jaca
  • como fazer o recheio do caroço de jaca

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Maria Jose disse:

    Da pra fazer farinha de semente de jaca

    • Graci disse:

      Olá Maria Jose
      É possível sim fazer a farinha de semente de jaca. A dica é lavar bem, secar e levar ao forno baixo por mais ou menos 40 minutos ou até ficar bem seco os caroços sem queimar.
      Bater no liquidificador ou triturador até ficar um pó fino.
      Usar em farofas, bolos, pães, etc.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.