Alimentação

Benefícios da Alface na Dieta – Vitaminas e Seus Efeitos Terapêuticos à Saúde

Benefícios da Alface na Dieta

Um dos vegetais mais consumido, a alface vai bem em dietas para emagrecer, nas refeições diárias, em lanches de fast food, no chá para fazer dormir crianças e adultos, ela é a mais aceita entre as folhosas e saber sobre seus nutrientes e benefícios é importante para quem busca fazer uma alimentação saudável e equilibrada.

Da família das Asteraceae ou Compostas, a alface (Lactuca sativa) é nativa da Europa e Ásia, seu poder terapêutico era conhecido desde 500 a.C e foi aclamada como responsável pela cura do imperador Augusto em Roma. Ela se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil na época da colonização pelos portugueses.

A alface pode ser americana, toda crocante e deliciosa, pode ser crespa, ótima para aderir os temperos, a alface lisa, mimosa, romana, roxa, todas nutritivas e muito boa para saúde, como o nome científico Lactuca sativa traduz.

tudo-sobre-benefícios-da-alface-nutrientes-nitaminas-alface-roxa

Constituição e Nutrientes da alface

A cada 100 gramas de alface temos 16 calorias, o que representa uma ótima opção para dietas para emagrecer. Podemos comer muita alface, aproveitar todo o efeito das fibras sem ganhar peso, um alimento de caloria vazia ou baixa.

Grande parte da alface é formada por água, sendo que a cada 100 gramas de alface 95,80% é agua, 2,30% é hidratos de carbono, 1,20% é proteínas, 0,20% é gordura e 0,50% sais.

As vitaminas da alface são A, B¹ (Tiamina), B² (Riboflavina), B5 (Niacina), C (Ácido ascórbico), K e minerais como potássio em grande quantidade, sendo que a cada 100 gramas temos 339,00 de potássio, 42,00 de fósforo, 38,00 de cálcio, 27,00 de sódio, 4,00 de magnésio e 1,10 de ferro.

benefícios-da-alface-na-dieta-alface-americana

Uso terapêutico e benefícios da alface

A alface, além de gostosa, de sabor suave, ela tem efeitos terapêuticos, é usada como remédio, os Benefícios da Alface à saúde são muitos.

Como já mencionamos, a alface tem baixo valor calórico, portanto ajuda emagrecer. Na dieta saudável e equilibrada não pode faltar a alface, para nutrir, hidratar e dar saciedade.

As fibras da hortaliça ajuda no movimento intestinal, combate a prisão de ventre e o inchaço abdominal, a alface é laxante.

As fibras da alface  dão saciedade satisfazendo e evitando o excesso de alimentação.

Com baixo índice glicêmico, fator indispensável para pessoas com diabetes, o alface favorece o controle do açúcar no sangue, evitando picos de glicose e mais energia com menos acúmulo de gordura corporal.

Rica em vitamina A, a alface é aliada da beleza da pele, dos cabelos e da saúde dos olhos.

A vitamina C da alface ajuda na fixação do ferro no organismo, na ação do colágeno para firmar a pele, uma substância muito importante para o envelhecimento, já que a diminuição do colágeno é grande, causando flacidez na pele.

Nas afecções dos rins, das vias urinárias, seu efeito diurético é importante para o tratamento e prevenção deses males.

No tratamento e prevenção da pressão alta, o efeito diurético da alface é benvindo.

informações-benefícios-da-alface-nutrientes-nitaminas-alface-

Ótimo expectorante, no tratamento da bronquite, da tosse, em gripes e resfriados o xarope ou chá de alface tem sido usado.

A ação antioxidante da alface ajuda prevenir o envelhecimento precoce dos órgãos, pele, olhos, rejuvenescendo e prevenindo doenças.

Os Benefícios da Alface para combater insônia é comprovado, ela é calmante e melhora a qualidade do sono. No talo espigado da alface encontramos uma substância chamada lactucarium, um suco leitoso e espesso com lactucina, capaz de sedar, hipnotizar, um calmante natural e eficaz.

Chá calmante de aface

  • 40 gramas de talos de alface picados
  • 1 litro de água

Modo de preparo – Ferver e beber 1 xícara das de chá antes de deitar.

Os Benefícios da Alface agem ainda no combate do câncer, pelo seu efeito antioxidante, pela ação das fibras no intestino,  e por ser rica em vitamina A e C.

Os ossos são protegidos com o consumo regular da alface, ajudando prevenir a osteoporose, graças a nutrientes como a vitamina K e o cálcio da alface, que quase todo aproveitado pelo nosso organismo.

O ferro, cobre e vitamina C da alface são aliados contra a anemia.

Asa folhas externas e mais verdes da alface são as mais ricas em nutrientes. A melhor forma de absorver suas vitaminas e minerais e consumindo-a in natura, crua em forma de salada, temperada com limão, azeite e pouco sal.

E você, já conhecia os benefícios da alface à saúde? Escreva seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • ALFACE ROXA PARA SAUDE

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.